terça-feira, 15 de dezembro de 2015

STAR WARS EPISÓDIO VI - O RETORNO DE JEDI (1983)


O Império constrói secretamente uma base na lua de Endor, que projeta um campo de força para proteger a nova Estrela da Morte que ainda esta em construção em sua órbita, 



e o Imperador esboça um plano para acabar com a Aliança Rebelde de uma vez por todas.

Darth Vader, sob as ordens do Imperador Palpatine prepara-se para reencontrar e trazer o seu filho à sua presença, para este último poder assim consumar o seu objetivo de destruir a Aliança Rebelde e o último cavaleiro Jedi de um só golpe.



Em Tatooine C-3PO e R2-D2 estão a caminho do palácio de Jabba the Hutt para entregar uma mensagem de Luke Skywalker a fim de negociar a vida de Han Solo. Dentro do palácio eles mostram a mensagem de Luke ao monstruoso alienígena Jabba, que vive rodeado de seus súditos, mas que não aceita o acordo e fica com R2-D2 e C-3PO para si mesmo 


pois Luke os havia dado a Jabba como presente na mesma mensagem em que negociava por Han Solo. Enquanto Jabba se divertia com sua banda musical alienígena, o caçador de recompensas Boushh aparece para lhe vender Chewbacca, que estava preso. 
Após Chewie ser trancado em uma cela, Boushh vai até Han Solo, que ainda estava congelado em carbonite, e o liberta e logo se revela ser a Princesa Leia disfarçada, mas os dois são presos por Jabba. 

Na manhã seguinte Luke chega ao palácio e faz uma última oferta a Jabba por seus amigos incluindo Leia, que havia sido obrigada a ser escrava sexual de Jabba.

Ele recusa e joga Luke em um alçapão que o leva ao poço do Rancor, uma enorme fera carnívora que é como um animal de estimação de Jabba. Ele tenta comer Luke, que consegue matá-lo para a surpresa de Jabba e seus hóspedes. 

Jabba fica furioso e ordena que Solo, Luke e Chewie sejam levados ao grande poço de Carkoon, no Mar das Dunas, onde vive a criatura Sarlacc.
Lá Jabba assiste seus inimigos serem dados como alimento para a criatura. Luke é o primeiro, mas pega seu novo sabre de luz e liberta seus amigos junto com Lando Calrissian, que estava disfarçado de guarda. Com a ajuda de R2, Leia se liberta de Jabba e o mata.
Após o resgate de Han Solo a Aliança Rebelde faz um plano para destruir a nova Estrela da Morte, ainda parcialmente construída e protegida apenas por um escudo defletor interplanetário, emitido da base imperial na lua florestal de Endor, ao redor da qual a estação em construção orbita. 

Uma pequena equipe de assalto deverá passar o bloqueio planetário através de códigos imperiais fornecidos pela rede de espionagem Bothan, desativar a estação emissora do escudo defletor e aguardar a chegada da frota rebelde para destruir da Estrela da Morte, antes desta atingir o nível de funcionalidade para se auto-defender. Assim, um pequeno cargueiro imperial consegue passar o bloqueio e infiltrar-se na lua de Endor. É lá que os rebeldes conhecem osEwoks, uma raça de seres semelhantes a pequenos ursos, com um estilo de vida ainda primitivo e organização social tribal.

Contudo os Ewoks mostrar-se-iam essenciais para a destruição da central emissora, inicialmente protegida por uma legião das melhores tropas imperiais que, segundo o imperador, já aguardavam o assalto rebelde. Através de variadíssimas armadilhas e tácticas de emboscada, os nativos Ewoks conseguem surpreender as fileiras imperiais e, juntamente com o pequeno exército rebelde, tomar a estação emissora do escudo defletor que é detonada de seguida.

Enquanto isso já a frota rebelde se encontrava no espaço próximo da lua de Endor, pronta a atacar a estação espacial desarmada, caindo em cheio na armadilha montada pelo Imperador.

 É Lando Calrissian, a bordo da Millennium Falcon que se aperceberá a tempo do esquema imperial, devido à estranha inatividade da massiva frota imperial que se encontrava juntamente em órbita com a Estrela da
Morte, avisando o Almirante Ackbar a retirar com as naves para uma distância segura. Uma descarga proveniente da própria Estrela da Morte que destruiu um cruzador Nebulon, revelaria por fim a verdadeira natureza da armadilha - a aniquilação completa da Aliança Rebelde.

Aquando o assalto à estação emissora em EndorLuke Skywalker, ciente do que o seu destino lhe reserva, decide entregar-se e enfrentar Darth Vader que no filme anterior da saga, Episódio V: O Império Contra-Ataca, se havia revelado seu pai. Luke, previamente avisado por Yoda que a sua prova de fogo para justificar o seu título de Cavaleiro Jedi seria enfrentar Vader, vislumbrava agora uma réstia de luz e bondade no coração do seu pai, enclausurado dentro da horrível armadura mecânica. Luke tentará ainda persuadir o pai a ouvir a sua consciência, mas segundo as palavras do próprio "Agora é tarde demais para mim, filho". Vader levará assim o filho à presença do Imperador Palpatine onde segundo as suas palavras, Luke se converterá ao lado Negro.


Confrontando a assustadora presença do próprio Imperador, Luke Skywalker é então constantemente tentado a usar a sua raiva para o atacar, completando assim a sua jornada para o Lado Negro da Força. Luke manterá a sua compostura ainda durante algum tempo, mas após a revelação da armadilha em que a frota rebelde mergulharia assim que entrasse na órbita da lua, por parte do próprio Imperador Palpatine, seguida da primeira descarga da nova Estrela da Morte que começará a dizimar a frota rebelde, Luke cego de raiva tentará atacar o Imperador com o seu sabre de luz, propositadamente posto ao seu alcance pelo próprio Palpatine. Vader bloqueará este ataque direto ao seu mestre e assim pai e filho começam o duelo que decidirá o futuro da galáxia à medida que o lado negro da Força cresce.
 Durante o duelo Vader descobre que Luke tem uma irmã, e ameaça traze-la para o Lado Negro. Enfurecido, Luke ataca Vader e mutila o seu braço direito protético. O Imperador suplica para Luke matar Vader e tomar o seu lugar, mas Luke se recusa, declarando-se um Jedi como seu pai tinha sido antes dele.

Na lua florestal de Endor, os Rebeldes derrotam as forças imperiais e destroem o gerador de escudo, permitindo que a frota Rebelde possa lançar seu ataque a Estrela da Morte.
 Ao mesmo tempo, um Palpatine furioso tortura Luke com relâmpagos da Força. Recusando-se a deixar seu filho morrer, Darth Vader volta a ser Anakin Skywalker, mais uma vez, e mata o Imperador, cumprindo a profecia de que ele seria o único a destruir os Sith e restaurar o equilíbrio com a força, mas o próprio é mortalmente ferido no processo.
Anakin pede a Luke para ajudar a remover a sua máscara, para que pudesse ver Luke com seus próprios olhos e com seu último suspiro, ele diz a seu filho que ainda havia bondade nele depois de tudo que aconteceu.
Enquanto a batalha entre as frotas imperiais e da Aliança Rebelde continua, Lando lidera um grupo de naves rebeldes no núcleo da Estrela da Morte e destrói o reator principal. Luke escapa em uma nave com o corpo de seu pai, a Millenium Falcon voa para fora da superestrutura da Estrela da Morte quando a estação explode. Em Endor, Léia revela a Han que Luke é seu irmão, e eles se beijam. Luke retorna para Endor e crema o corpo de seu pai em uma pira funerária. Enquanto os Rebeldes comemoram sua vitória sobre o Império, Luke sorri quando ele vê os espíritos de Obi-Wan, Yoda, e o redimido Anakin os vigiando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário